Conselho e Prefeitura discutem melhorias na fisioterapia hospitalar em BH

A assistência hospitalar fisioterapêutica oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital mineira foi tema de uma reunião realizada nesta quinta-feira (8) na Secretaria de Saúde de Belo Horizonte. O encontro teve a participação do titular da pasta, Dr. Jackson Machado Pinto, e do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4), Dr. Anderson Coelho. Também estiveram presentes a secretária-adjunta de Saúde de BH, Dra. Taciana Malheiros, a diretora municipal de Assistência à Saúde, Dra. Renata Mascarenhas, além dos fisioterapeutas Dr. Ivan Ervilha e Dra. Emilyane Menezes, colaboradores do CREFITO-4.

Os participantes do encontro se comprometeram a buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos prestadores de serviços fisioterapêuticos que atuam em unidades de terapia intensiva (UTIs) mantidas com recursos da Prefeitura de Belo Horizonte. Foram discutidos, entre outros aspectos, o subfinanciamento desses serviços e a necessidade de reequilíbrio das contas do Município. Os dirigentes do CREFITO-4 e da PBH concordaram que a fisioterapia deve ser sempre uma aliada de gestores empenhados em melhorar a qualidade da saúde da população, reduzindo o custo e o tempo das internações. O secretário de Saúde citou como exemplo a política de desospitalização.

Dr. Jackson Machado e suas auxiliares ressaltaram também a criação de 23 novas equipes de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) pelo atual governo, com ampliação do acesso aos fisioterapeutas na capital. “Estamos num processo de valorização da atenção básica a partir desse empenho para fortalecer os NASFs”. Já Dr. Anderson Coelho lembrou iniciativas de sua gestão relacionadas a políticas municipais de saúde, como os movimentos contra a redução dos NASFs e o estrangulamento do serviço de fisioterapia do Hospital Odilon Behrens, durante a antiga administração da capital, e a apresentação de reivindicações da categoria ao então candidato a prefeito Alexandre Kalil.

ASCOM/CREFITO-4
ascom@crefito4.org.br