CREFITO-4 firma parceria institucional com a Secretaria de Esportes de Minas Gerais

Encontro resultou em um acordo em prol da Fisioterapia

O Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª região (CREFITO-4), Dr. Anderson Coelho, e o Secretário de Estado de Esportes de Minas Gerais, Arnaldo Gontijo de Freitas, se reuniram, na última Quarta-feira, a fim de buscarem estratégias sobre a contribuição da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional nas atividades desenvolvidas para o esporte em Minas Gerais. Foram firmadas parcerias importantes para o reconhecimento da profissão nas atividades esportivas, bem como para garantir saúde funcional à população praticante de atividades físicas. Participaram também da reunião a Dra. Flávia Massa, Diretora-Secretária do CREFITO-4, Dr. Ronaldo Gontijo, membro da Comissão de Assuntos Parlamentares da autarquia, e assessores.

Dentre os vários assuntos tratados, destacam-se a inclusão da atuação do fisioterapeuta nas academias ao ar livre, a fim de proporcionar à população atendimentos clínicos especializados para que as atividades possam ser exercidas de forma adequada e sem gerar nenhum dano à saúde dos cidadãos. “A interface da fisioterapia com o esporte é gigantesca; a profissão já se consolidou muito além da reabilitação. É importante um olhar clínico do fisioterapeuta para orientar a população que utiliza os aparelhos da academia, com a preocupação na saúde de quem está usando os equipamentos”, afirma Dr. Anderson Coelho.

O encontro resultou em um acordo firmado, com a garantia de que, já no próximo edital de compras de academias pelo Governo do Estado, sejam incluídas placas do CREFITO-4, com orientações fisioterápicas sobre o uso correto dos aparelhos. Além disso, Dr. Anderson Coelho ressaltou a importância da presença de um profissional habilitado para supervisionar as atividades.

>>> Leia também: Fiscalização do CREFITO-4 ganha incremento com convocação de agentes aprovados em concurso

Foram discutidas também propostas para que a autarquia, em parceria com outros conselhos de saúde, participe da elaboração de campanhas e cartilhas de orientação à população, projetos esses que serão aprofundados nas próximas reuniões já agendadas.

ASCOM / CREFITO-4
ascom@crefito4.org.br