Por articulação do CREFITO-4, Senado celebra centenário mundial da terapia ocupacional

Terapeutas Ocupacionais de todo o Estado estiveram presentes

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Senado Federal realizou, nesta segunda-feira (6), sessão de homenagem aos 100 anos de formalização da terapia ocupacional no mundo. A reunião especial foi requerida pelo senador mineiro Antonio Anastasia a pedido do presidente do CREFITO-4, Dr. Anderson Luís Coelho, que, ao longo de 2017, se empenhou para que a data fosse reconhecida e comemorada nos níveis estadual e federal.

A autarquia mineira enviou uma comitiva para participar da homenagem. Estiveram presentes, além do presidente, a vice-presidente Dra. Daniela Rodrigues Villani, a diretora-secretária Dra. Flávia Massa Cipriani, a conselheira regional Dra. Cristiane Luisa Renger e as suplentes de conselheiras Dra. Álida Fernanda Corgozinho Murta Andrade (regional) e Dra. Fernanda Assunção Santana (federal). Também marcaram presença representantes dos cursos de graduação em terapia ocupacional da UFMG e da UFTM, bem como acadêmicos e profissionais de todo o estado.

Veja Fotos do evento em nosso FLICKR

Em sua participação, Dr. Anderson ressaltou a importância da comemoração e agradeceu a todos pela presença. “O que celebramos neste momento é a trajetória exitosa da terapia ocupacional em território brasileiro. Toda política pública que garante a assistência terapêutica ocupacional garante os direitos humanos”, discursou. Já a terapeuta ocupacional e vice-presidente do COFFITO, Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, defendeu a inserção da terapia ocupacional em todas as políticas de saúde: “Buscamos sempre a valorização deste profissional do mercado de trabalho”.

>>>Leia Também: 100 anos da Terapia Ocupacional é destaque em plenária da autarquia

O senador Antonio Anastasia, autor do requerimento, ressaltou que a homenagem só foi possível devido à solicitação da presidência do CREFITO-4 para promover a sessão, e falou ainda da importância da terapia ocupacional para a sociedade brasileira. “Agradeço muito esta oportunidade de ter podido presidir esta cerimônia. Estamos comemorando agora 100 anos – na verdade, 100 anos da formalização, porque a atividade é milenar”, ressaltou o parlamentar, na presença de diversos representantes do Sistema COFFITO/CREFITOs.

Ao final, o COFFITO concedeu placas comemorativas de homenagem à Associação Científica de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos (ATOHOSP); à Federação Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais (FENAFITO), à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional (RENETO) e à Executiva Nacional de Estudantes de Terapia Ocupacional (ExNETO), representada pelo acadêmico da UFTM Jonathan Benedito Bezerra.

ASCOM/CREFITO-4
ascom@crefito4.org.br