CREFITO-4 oferece gratuitamente Curso de suporte básico de vida para profissionais de Uberlândia e região

Foi a última edição do curso que passou por todas as regiões de Minas

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região, promoveu de forma gratuita neste domingo (01), em Uberlândia, o curso de suporte básico de vida para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O curso foi ministrado pelo Fisioterapeuta e Professor, Dr. Márcio Brandão. O evento também contou com a presença da delegada de representação política do Conselho na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e membro do conselho da Associação dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Triângulo Mineiro (ASSOFITO-TM), Dra. Cristiane Machado Pereira.

Esta foi a última edição do curso que passou por todas as regiões do Estado e teve 30% de parte teórica e 70% parte prática. Os participantes foram submetidos a avaliação teórica inicial e final em conteúdo assimilado e avaliação prática final de simulação de acidente com múltiplas vítimas. O curso gratuito de Suporte Básico de Vida foi mais uma capacitação que a autarquia levou aos profissionais mineiros e que ocorreu paralelamente ao CREFITO-4 pelo Estado.

>>> Fotos no Flickr: CREFITO-4

Durante o dia, os profissionais fizeram avaliação inicial da vítima com objetivo de detectar a responsividade e a ausência dos sinais vitais, realizaram manobras de ressuscitação cardiorrespiratória (RCP), utilização do desfibrilador externo automático (DEA), avaliação secundaria da vítima em busca de outros traumas que possam comprometer a vida, técnicas de imobilização e vítimas de traumas musculoesqueléticos (fratura, entrose...), técnicas de imobilização e transporte de vítima em prancha longa e manobras de desengasgo ( vítimas com obstrução de vias aéreas por corpo estranho).

ASCOM/CREFITO-4
ascom@crefito4.org.br