CREFITO-4 oferece gratuitamente Curso de suporte básico de vida para profissionais de Juiz de Fora e região

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região, promoveu neste domingo (30), na Faculdade UNIVERSO, o curso de suporte básico de vida - primeiros socorros para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais de Juiz de Fora e Região. O curso foi ministrado pelo fisioterapeuta e professor, Dr. Márcio Brandão. O evento também contou com as presenças do delegado de representação política da autarquia mesorregião da Zona da Mata e Campo das Vertentes, Dr. Vinício Santos Lazzarini e do coordenador do curso de fisioterapia UNIVERSO Campus Juiz de Fora, Dr. Marcelo Resende Machado.

O curso que está em sua terceira edição teve 30% de parte teórica e 70% parte prática. Os profissionais puderam entender como todo procedimento de primeiros socorros acontece e ainda demonstraram na prática o que puderam aprender com o Dr. Márcio Brandão. Foi realizado abordagem das funções do profissional de saúde enquanto socorrista, das suas responsabilidades com conteúdo que abordou análise e ações necessárias de segurança de cena de acidente. Os participantes foram submetidos a avaliação teórica inicial e final em conteúdo assimilado e avaliação prática final de simulação de acidente com múltiplas vítimas.

Ainda durante o dia os profissionais fizeram avaliação inicial da vítima com objetivo de detectar a responsividade e a ausência dos sinais vitais, realizaram manobras de ressuscitação cardiorrespiratória (RCP), utilização do desfibrilador externo automático (DEA), avaliação secundaria da vítima em busca de outros traumas que possam comprometer a vida, técnicas de imobilização e vítimas de traumas musculoesqueléticos (fratura, entrose...), técnicas de imobilização e transporte de vítima em prancha longa e manobras de desengasgo ( vítimas com obstrução de vias aéreas por corpo estranho).

O curso de Suporte Básico de Vida é mais uma capacitação que a autarquia leva aos profissionais mineiros e que também ocorre paralelamente ao CREFITO-4 pelo Estado. Próximas edições serão em Governador Valadares e Uberlândia.

Fotos em nosso FLICKR

ASCOM/CREFITO-4
ascom@crefito4.org.br