CREFITO-4 promove capacitação da CIF para profissionais de Divinópolis e região

erfO Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4), promoveu no sábado (24), no Laboratório Central, em Divinópolis/MG, uma capacitação profissional para o uso da CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde). O curso foi ministrado pelo fisioterapeuta e membro da Comissão de Saúde Funcional da autarquia, Dr. Andrei Pereira Pernambuco, para mais de 60 profissionais. Também participou do encontro a membro da Comissão Regional de Desenvolvimento Científico e Educação do CREFITO-4, Dra. Anadely Aparecida Silva Magalhães.

No início da capacitação, Dr. Andrei Pereira Pernambuco fez uma breve apresentação das atividades desenvolvidas pela autarquia por meio da comissão e falou ainda do aplicativo CREFITO MOBILE, que permite o acesso rápido e fácil à CIF. O curso abordou assuntos como histórico e introdução ao uso da CIF, objetivos, componentes, modelo biopsicossocial, sistema de codificação da CIF, qualificadores da CIF, apresentação de artigo publicado pela comissão, discussão sobre artigos científicos relacionados ao uso da CIF na prática clínica, pontos negativos, resolução de casos clínicos sob a perspectiva da CIF, entre outros.

Segundo Dr. Andrey, a capacitação para Divinópolis e região foi muito proveitosa. “A grande adesão e interesse por parte dos profissionais demonstrou o quanto os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais de Minas Gerais se dedicam à busca do aperfeiçoamento profissional. Todos participaram efetivamente do curso até o seu final. Foi um sábado de muita troca de informações”, completou.

O curso oferecido gratuitamente pelo CREFITO-4 foi solicitado pelos participantes de audiência pública promovida pela autarquia que ocorreu em agosto em Divinópolis. Na ocasião, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais solicitaram uma edição do curso sobre Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) para favorecimento de parâmetros fiscalizatórios da recomendação do COFFITO, por meio da resolução nº 370/2009.

ASCOM/CREFITO-4
ascom@crefito4.org.br