CREFITO-4 é homenageado no Rio de Janeiro

 

 

03/09 - Quinta-feira

CREFITO-4 é homenageado em cerimônia comemorativa dos 40 anos do Sistema COFFITO/CREFITOs

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4), foi homenageado com uma placa que marca os 40 anos do Sistema COFFITO/CREFITOs em cerimônia comemorativa do jubileu de esmeralda realizado pelo CREFITO-2. O evento ocorreu na sexta-feira (28), no Espaço Cultural Ruy Gallart de Menezes, no Rio de Janeiro. A autarquia mineira foi representada pelo presidente, Dr. Anderson Luís Coelho e pelo conselheiro, Dr. Hugo Pereira Goretti.

Na ocasião, também foi entregue uma medalha a todos os conselheiros efetivos vivos que participaram da primeira gestão do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e foi criado um memorial com a foto do primeiro colegiado do COFFITO. De acordo com a presidente do CREFITO-2, Dra. Regina Maria de Figueirôa, este memorial provavelmente irá para uma plenária para ser transformada em patrimônio histórico da autarquia fluminense. Todos os CREFITOs foram homenageados pela a passagem dos 40 anos do sistema.

Para o presidente Dr. Anderson, foi uma honra receber pelo CREFITO-4 essa homenagem. “Fico honrado em estar recebendo pela instituição essa homenagem do coirmão CREFITO-2, até porque o CREFITO-4 nasceu do desmembramento dele. A história do Sistema COFFITO/CREFITOs é marcado por muitas lutas e muitas conquistas de espaço, reconhecimento do papel social das profissões de fisioterapia e terapia ocupacional, então muito justa a homenagem rendida ao sistema e principalmente aos primeiros conselheiros”, finalizou.

Antes da existência do CREFITO-4, de 1978 a 1985, os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais estabelecidos em Minas Gerais eram registrados e fiscalizados na 2ª Região (CREFITO-2), sediada no Rio de Janeiro, com jurisdição que abrangia também o Distrito Federal e os estados de Espírito Santo e Goiás. Com o desmembramento em 1985, o CREFITO-4 passou a abranger os Estados de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, com sede em Belo Horizonte. Em 1989, o COFFITO anexou à jurisdição da 4ª Região o estado de Tocantins, criado no ano anterior com a divisão de Goiás. Fundado em 2004, o CREFITO-11 absorveu Goiás e Distrito Federal. O CREFITO-12 surgiu no mesmo ano, incorporando Tocantins. Hoje, o CREFITO-4 abrange apenas o Estado de Minas Gerais.

ASCOM/CREFITO-4
ascom@crefito4.org.br